05/01/2026 - Bolsas de Valores em todo o mundo sobem
No mercado financeiro, investidores estão buscando segurança em prata e ouro.
Foi um fim de semana na expectativa de como o mundo financeiro iria reagir à ação de Trump na Venezuela. E o que se viu hoje não é muito comum, diz o economista Rodrigo Moliterno.
"A ação dos Estados Unidos em capturar Maduro não surtiu efeito neste momento nos mercados, pelo contrário aquele efeito susto já passou e do lado econômico a gente tem uma Venezuela que hoje ela é pouco representativa para os mercados, apesar de ter uma das maiores reservas de petróleo do mundo, comercialmente ela representa muito pouco".
Bolsas de valores do mundo inteiro fecharam o dia em alta. No Brasil, a de São Paulo subiu 0,83%
"Acho que o mercado seguiu a cartilha que vinha sendo tocada do final do ano, antes do acontecido com o caso da Venezuela", afirma Rodrigo Moliterno.
O dólar até caiu um pouquinho, R$ 5,40. O comportamento do dólar não passou despercebido pelos analistas. A moeda americana sempre foi um porto seguro em momentos de tensão geopolítica, para onde os investidores fugiam em busca de segurança. E a cotação disparava. Ainda é... Mas nesta segunda-feira (15) o que deu um salto foi o preço do ouro - e também o da prata.
Tem sido assim desde que Trump assumiu e começou a tarifar o comércio mundial. Nos últimos 12 meses, enquanto o ouro acumulou alta de quase 68%, o dólar perdeu 12,5% do valor em relação ao real.
O professor de relações internacionais Roberto Uebel diz que, além dos investidores, governos têm buscado segurança no ouro.
"A capacidade de proteção do ouro é muito maior, tanto é que economias muito desenvolvidas como economias europeias, norte-americanas, grandes potências como China, como Rússia e países em instabilidade, todos têm reservas em ouro justamente para ter essa proteção e evitar que seus dólares, as suas reservas em dólar, em euro, libra, franco suíço, seja qual for a moeda sejam facilmente confiscadas por meio de sanções, por meio de alguma ação de um terceiro ator", diz.
|